1º Mutirão Jurídico e Social

No sábado dia 08/06/2024, foi realizado o 1º Mutirão de acolhimento e atendimento jurídico do Centro de Referência em Acesso a Direitos e Administração de Conflitos (CRADAC). Em parceria com a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Rio de Janeiro (FRENTE-RJ) e com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos da Cidadania (MDHC).

Foram realizados 22 atendimentos jurídicos direcionados para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ sobreviventes do sistema prisional, pessoas com processos por reconhecimento fotográfico e familiares de pessoas em privação de liberdade.

2º Mutirão Jurídico e Social

No sábado dia 20/07/2024, foi realizado o 2º Mutirão de acolhimento e atendimento jurídico do Centro de Referência em Acesso a Direitos e Administração de Conflitos (CRADAC), em parceria com a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Rio de Janeiro (FRENTE-RJ) e com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos da Cidadania (MDHC). 

Foram realizados 24 atendimentos jurídicos direcionados para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ sobreviventes do sistema prisional, pessoas com processos por reconhecimento fotográfico e familiares de pessoas em privação de liberdade.

3º Mutirão Jurídico e Social

No sábado, 28 de junho 2025, o ILÊ e CRADAC promoveram um Mutirão Jurídico no espaço Conexão Favela e Arte que foi muito além dos atendimentos — foi sobre cuidado, acolhimento e transformação!

Ao longo da tarde, promovemos uma roda de conversa sobre “Juventude, Segurança Pública e Oportunidades: Como trabalho e renda podem transformar vidas?” Nesta oportunidade, falamos sobre racismo estrutural, violência de Estado e o poder das políticas públicas para construir outros futuros possíveis.

Durante a atividade também foram realizados acolhimentos e atendimentos jurídicos gratuitos com a equipe do ILÊ e do CRADAC.

Os nossos extensionistas do Curso de Extensão e da Residência SocioJuridica em Acesso a Direitos e Administração de Conflitos também participaram do mutirão como atividade prevista na parte prática da nossa grade curricular.

A atividade contou com o apoio e parceria do Espaço Conexão Favela e Arte e do Mandato da Deputada Federal Talíria Petrone.

A luta por justiça se faz em rede, com afeto, escuta e ação concreta. Seguimos!

📷: @rodrigosolidadefotos e @renatopmeireles

4º Mutirão Jurídico e Social

No dia 23 de agosto de 2025, foi realizado o Mutirão Jurídico – Garantindo Direitos, na Rua Senador Bernardo Monteiro, nº. 179, em Benfica (RJ) numa parceria entre o Núcleo de Sociologia do Direito (NSD), Instituto Liberdade e Emancipação (ILÊ) e Frente Estadual pelo Desencarceramento do RJ, contando também com o apoio de diversas organizações.

Foram realizados acolhimentos e atendimentos jurídicos gratuitos direcionados aos familiares de adolescentes e adultos em situação de privação de liberdade (DEGASE ou sistema prisional); pessoas egressas do sistema prisional; pessoas em cumprimento de LC ou PAD, ou quem passou por outras situações, como reconhecimento fotográfico, e precisou de orientações.

Foi um espaço de escuta, acolhimento e garantia de direitos.

Esse Mutirão fez parte das atividades do 4º Seminário de Pesquisa: Operadores do Direito – Luta por Direitos e Mobilização Política da Advocacia, realizado pelo NSD e pelo ILÊ, e contou com a participação de Fred Rooney (Especialista Fulbright), Reynaldo Ortiz (Howard University) e Daniel Danglades (integrante do Ministério da Justiça da França).

Translate »
Ir para o conteúdo